Parabéns! Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo é eleita Patrimônio Vivo do Estado

A Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (Sobac) foi eleita Patrimônio Vivo do Estado. O pleito foi realizado na última quinta-feira (13/07), na sede do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), em Recife.

Existem várias etapas para a eleição. Após o período de inscrição, os candidatos passam pela fase de análise documental, gerida pela Unidade de Patrimônio Imaterial da Fundarpe e os nomes seguem para a Comissão de Análise. Esta analisa se as candidaturas estão de acordo com a Lei 12.196/2002 (Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco), como relevância cultural e transmissão de saberes e foram defendidas, este ano, no Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape), em audiência pública realizada pelo CEPPC.

Ivan Marinho, presidente da Sobac e primeiro presidente da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco (Febape), comenta que o prêmio é o reconhecimento do trabalho que começou há 51 anos, com Zé da Banha. Desde 2000, Ivan dá continuidade à atividade. “Hoje temos oficina de xaxado, de pífano, tiro de bacamarte, museu de bacamarte, mas tudo isso é graças aos antepassados que construíram uma base sólida”, pontuou.

A titulação será entregue no próximo dia 17 de agosto (Dia Nacional do Patrimônio Histórico), durante a 10ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. A cerimônia acontecerá no Teatro de Santa Isabel (Recife) e marcará também a entrega do 2º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho.

SOBAC – Com mais de cinquenta anos de existência, a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo é a primeira sociedade dos bacamarteiros operários, fundada por Zé da Banha. Nela foi criado o primeiro regimento interno, estatuto e pessoa jurídica. Zé criou também os bacamartes de aço, grupo de primeiros socorros, escolinha para filhos dos bacamarteiros e o primeiro batalhão feminino de bacamarte. Atualmente, a Sobac está situada na R. Vig. João Batista, no Centro e conta com 32 bacamarteiros.

Por  Ákila Soares – Secom/Cabo                  Foto: Naftali Emídio

Blog do Marcos Almeida:  A Notícia em Movimento

Esse post foi publicado em Prefeitura do Cabo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: