UIA! Proposta de FHC de abreviar mandato irritou Temer

Folha de S.Paulo – Marina Dias e Gustavo Uribe

O presidente Michel Temer se irritou com o antecessor Fernando Henrique Cardoso, que em artigo publicado na Folha pregou que o peemedebista tenha a “grandeza de abreviar o seu mandato” e defendeu a convocação de eleições gerais no país.

A manifestação desta segunda (26) não pegou o presidente de surpresa. Temer já vinha recebendo recados de FHC, por meio de interlocutores, sobre a defesa de um novo pleito eleitoral.

Para não permitir que a proposta ganhe força, a determinação do presidente foi para que auxiliares e assessores presidenciais evitem respondê-lo. A ordem é ter cautela, evitando que a pauta ganhe gravidade e contamine parlamentares do PSDB que ainda apoiam o governo.

Seguindo a estratégia de ignorar o tucano, Temer não respondeu ao questionamento da reportagem em evento no Palácio do Planalto. Fez questão de demonstrar que não ficou preocupado. “Olha o sorriso”, disse, virando-se para a imprensa e sorrindo.

O receio do Planalto é de que a defesa feita por FHC seja usada como justificativa para que os chamados “cabeças pretas”, parlamentares tucanos favoráveis à saída do partido, votem pelo prosseguimento de denúncia contra o presidente.

A avaliação de integrantes do governo, no entanto, é de que a declaração foi um “ato isolado”, que não deve precipitar o desembarque da sigla. O diagnóstico é de que os tucanos estão divididos, mas que o foco de maior problema é na Câmara, já que no Senado “o quadro é mais estável”.

A avaliação do grupo político do presidente tem ressonância entre quadros do próprio PSDB, que viram como “desastrosa” e “desnecessária” a postura de FHC. Para eles, a tese não pode funcionar como um “gatilho” para o desembarque do partido.

A relação entre o peemedebista e o tucano passa por idas e vindas desde que ele assumiu o Planalto. Em dezembro, Temer ficou semanas sem falar com FHC depois dele ter comparado o governo peemedebista a uma “pinguela”, uma ponte frágil.

Blog do Marcos Almeida:  A Notícia em Movimento

Esse post foi publicado em presidente. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s