No Cabo, Dia de eleições diretas nas escolas da Rede Municipal de Ensino

Nara Lauriana da Silva chegou cedo à Escola Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu, onde o seu filho estuda, para votar. É que nesta quarta-feira (21) está acontecendo eleições diretas em 61 unidades de ensino do município para a escolha da equipe de dirigentes. E Nara não queria perder a oportunidade de participar do processo democrático.

“É bacana a parceria que a coordenação da Benedito Rocha estabelece com os alunos e a família”, destaca Nara. Ela enfatiza a importância dos pais votarem e conhecerem a equipe que está à frente da escola de seus filhos. “Precisamos entender que a educação pedagógica deve andar junto com a doméstica. Pais presentes na escola podem auxiliar no comportamento dos filhos”.

O Cabo de Santo Agostinho adotou desde 2005, o processo democrático de eleições para diretores e coordenadores escolares. A iniciativa tomou corpo ao longo do tempo e hoje, é percebida como uma prática cidadã. “Estamos aqui cumprindo a nossa obrigação, mas acima de tudo, o direito de escolher quem sabemos que vai fazer o melhor para a escola”, disse o estudante do 8º ano do ensino fundamental, Matias Henrique Souza, de 12 anos.

PROCESSO – De acordo com o integrante da comissão eleitoral da Benedito Rocha, José Francisco Filho, a eleição nas escolas segue o processo semelhante às eleições oficiais. Os locais específicos de votação, urnas, folha de comparecimento dos eleitores (alunos, pais e professores). “A intenção deste processo é a prática cidadã”, enfatiza José Francisco.

Segundo a gerente de Gestão Democrática da Secretaria de Educação, Flávia Nascimento, a eleição direta é uma maneira de amadurecer o lado cidadão, pois estão realizando a escolha de quem vai gerenciar (liderar) a escola. “Esperamos que a comunidade venha votar, pois o momento é importante”, afirma Flávia Nascimento.

Nas escolas com funcionamento em dois turnos, a votação acontece das 8h às 17h. As unidades com três turnos, às eleições se estenderão até às 20h. O resultado será divulgado nesta quinta-feira (22), pela Secretaria de Educação.

Por Secom/Cabo                              Foto: Léo Domingos​

Blog do Marcos Almeida:  A Notícia em Movimento

Esse post foi publicado em Prefeitura do Cabo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: