Nara Lauriana da Silva chegou cedo à Escola Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu, onde o seu filho estuda, para votar. É que nesta quarta-feira (21) está acontecendo eleições diretas em 61 unidades de ensino do município para a escolha da equipe de dirigentes. E Nara não queria perder a oportunidade de participar do processo democrático.
“É bacana a parceria que a coordenação da Benedito Rocha estabelece com os alunos e a família”, destaca Nara. Ela enfatiza a importância dos pais votarem e conhecerem a equipe que está à frente da escola de seus filhos. “Precisamos entender que a educação pedagógica deve andar junto com a doméstica. Pais presentes na escola podem auxiliar no comportamento dos filhos”.
O Cabo de Santo Agostinho adotou desde 2005, o processo democrático de eleições para diretores e coordenadores escolares. A iniciativa tomou corpo ao longo do tempo e hoje, é percebida como uma prática cidadã. “Estamos aqui cumprindo a nossa obrigação, mas acima de tudo, o direito de escolher quem sabemos que vai fazer o melhor para a escola”, disse o estudante do 8º ano do ensino fundamental, Matias Henrique Souza, de 12 anos.
PROCESSO – De acordo com o integrante da comissão eleitoral da Benedito Rocha, José Francisco Filho, a eleição nas escolas segue o processo semelhante às eleições oficiais. Os locais específicos de votação, urnas, folha de comparecimento dos eleitores (alunos, pais e professores). “A intenção deste processo é a prática cidadã”, enfatiza José Francisco.
Segundo a gerente de Gestão Democrática da Secretaria de Educação, Flávia Nascimento, a eleição direta é uma maneira de amadurecer o lado cidadão, pois estão realizando a escolha de quem vai gerenciar (liderar) a escola. “Esperamos que a comunidade venha votar, pois o momento é importante”, afirma Flávia Nascimento.
Nas escolas com funcionamento em dois turnos, a votação acontece das 8h às 17h. As unidades com três turnos, às eleições se estenderão até às 20h. O resultado será divulgado nesta quinta-feira (22), pela Secretaria de Educação.
Por Secom/Cabo Foto: Léo Domingos
Blog do Marcos Almeida: A Notícia em Movimento