Resumo do Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Alepe Evangelicos

O aumento no número de casos de sífilis em Pernambuco foi tema de destaque na Reunião Plenária dessa segunda. De acordo com a deputada Simone Santana, do PSB, entre 2011 e 2015, os casos aumentaram mais de 300% para a sífilis adquirida, e mais de 170% para os casos congênitos. Os dados são do último boletim epidemiológico do Governo do Estado. A parlamentar ressaltou a importância da prevenção, e disse que tanto o diagnóstico quanto o tratamento da doença são simples e efetivos. “A penicilina, que é o principal antibiótico usado no tratamento da doença, é eficaz e normalmente necessita de poucas doses. No entanto, é preciso que os municípios ofereçam espaços com profissionais capacitados para o uso dessa medicação.

Ela sugeriu à Comissão de Saúde realizar uma audiência pública sobre o tema. Já Teresa Leitão, do PT, criticou a falta de medicamentos de uso contínuo no estado. Além da sífilis, ela destacou que o retorno de doenças como a tuberculose também preocupa a população. “A falta de uma medicação, os problemas de pagamento de governo a quem faz o transporte, são recorrentes. Mas o que mais me tocou e o que me faz trazer esse assunto aqui, foi o pedido de uma criança que fez aniversário na semana passada e pediu de presente insulina”.

Bispo Ossesio Silva, do PRB, repercutiu visita da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra, na última semana, ao município de Timbaúba, na Mata Norte. Ele destacou que os homicídios no local se concentram principalmente na população negra e pobre. O deputado fez um resgate histórico sobre o racismo no Brasil, e afirmou que não há o que comemorar pela passagem do dia 13 de maio, que marcou a abolição da escravatura no País. “Infelizmente, apesar de algumas conquistas, as políticas públicas de inclusão social e de proteção aos direitos humanos têm se mostrado incapazes de conter o alto índice de jovens negros assassinados.”

Bispo Ossesio ressaltou a necessidade da Alepe se alinhar com as câmaras municipais na busca de soluções, e recebeu apoio de Priscila Krause, do Democratas, Odacy Amorim, do PT, e Joel da Harpa, do PTN.

Um relatório entregue por associações rurais de Pernambuco à Comissão Especial que trata da Reforma da Previdência foi destaque no pronunciamento do deputado Odacy Amorim, do PT. Segundo o parlamentar, o objetivo do documento é pedir apoio da Alepe na proteção dos direitos dos trabalhadores brasileiros.

Eriberto Medeiros, do PTC, registrou a visita realizada por ele e por lideranças de Sertânia, no Sertão do Moxotó, ao secretário de Defesa Social. O encontro foi motivado pelo aumento da violência no município, que atualmente está sem delegado de polícia. O parlamentar se disse satisfeito com a reunião, já que o secretário garantiu que vai designar, em breve, um delegado para a cidade.

Laura Gomes, do PSB, registrou o falecimento do ex-vereador de Caruaru, no Agreste Central, Fernando Soares. A deputada afirmou que o político foi um socialista exemplar, cumprindo quatro mandatos no parlamento municipal. Fonte: Alepe

Blog do Marcos Almeida:  A Notícia em Movimento

Esse post foi publicado em alepe. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s