Resultado de licitação de publicidade do BB foi antecipado por jornal

Folha de S. Paulo conta que as informações de que a Multi Solution estaria entre as vencedoras foi registrada em cartório quatro dias antes e publicada em anúncio cifrado

Banco do Brasil

Banco do BrasilFoto: Paullo Allmeida

Quatro dias antes da abertura oficial dos envelopes que trariam o resultado da concorrência para empresas de propaganda para gerenciar a publicidade do Banco do Brasil (BB) pelo próximo ano, o nome da primeira colocada na licitação da instituição financeira foi antecipado na última quinta-feira (20) à Folha de S. Paulo. De acordo com o jornal, as informações de que a Multi Solution estaria entre as vencedoras foi registrada em cartório na própria quinta e publicada em anúncio cifrado na seção de classificados do caderno Sobre Tudo da Folha do último domingo (23).

A abertura oficial dos envelopes que trariam o resultado só ocorreu na manhã da última segunda-feira (24), em Brasília. A concorrência, de acordo com a publicação, é a de maior valor já realizada no governo do presidente Michel Temer (PMDB).

A empresa selecionada ficou com o primeiro lugar no certame que elegeu três empresas de propaganda que dividirão um contrato de até R$ 500 milhões por ano, prorrogável por até 60 meses, de acordo com o edital. Isso totalizaria R$ 2,5 bilhões.

No informe publicado na Folha de S. Paulo, estava o nome da empresa e o número da concorrência que ela venceria na segunda-feira. Ainda segundo informações obtidas pelo jornal, houve, dentro da estatal, direcionamento para garantir que a Multi Solution estivesse entre as contratadas pelo banco.

Outras duas agências foram selecionadas na licitação, que foi pública e realizada na manhã de segunda: a Nova/sb e a Z+. A primeira tem tradição em negócios do setor público e a segunda faz parte de um grupo francês.

De acordo com a Folha de S. Paulo, houve disputa acirrada entre ao menos quatro agências pela segunda e a terceira colocações. No processo, uma firma estava no páreo e foi desqualificada após recontagem. A vencedora, no entanto, foi a única entre as qualificadas que não teve a liderança na disputa ameaçada.

Ao ser procurado pela reportagem, o Banco do Brasil afirmou “que o processo de licitação para escolha das novas agências de publicidade obedeceu rigorosamente a legislação, e a definição das vencedoras foi norteada por critérios técnicos”.

Além disso, a assessoria de imprensa da instituição disse que “na próxima quarta-feira (26), o Banco do Brasil de forma transparente, irá publicar todas as propostas técnicas que foram apresentadas na licitação, junto com as respectivas notas atribuídas pela comissão responsável pela avaliação, o que possibilitará a verificação de todo o processo por qualquer interessado”. O Banco também negou que tenha havido embate entre as agências que participaram da disputa.

A Multi Solution, por sua vez, negou qualquer favorecimento.

A Folha de S. Paulo informa que já antecipou resultados de concorrências públicas em outros momentos. Cita, por exemplo, que o jornal noticiou que o processo para a construção da ferrovia Norte Sul havia sido fraudulento, em 1987. Afirma, também, que já havia publicado, de maneira cifrada, os 18 vencedores cinco dias antes do anúncio oficial.

Também são citados os casos da licitação para a construção da via permanente 2-Verde do Metrô vencida pelo consórcio de empreiteiras Camargo Corrêa/Queiroz Galvão. O caso ocorreu em 2008 e o resultado foi divulgado de forma cifrada oito horas antes da abertura dos envelopes pela concorrência, em texto sobre a ópera “Salomé”, então em cartaz em São Paulo.

Blog do Marcos Almeida:  A Notícia em Movimento

Esse post foi publicado em Banco Central. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s