Páscoa quente: Temer e base aliada debatem Previdência

Cúpula do governo acredita que delações podem acelerar votação do projeto

Jornal do Brasil

O domingo de Páscoa será movimentado no Palácio do Durante a noite, Michel Temer vai reunir líderes da base aliada na Câmara, o relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA), o presidente da comissão criada para debater o tema, Carlos Marun (PMDB-MS), e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em um jantar. Os ministros Antonio Imbassahy, da Secretaria de Governo, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, também devem participar do encontro.

A pauta será, como tem sido ao longo das últimas semanas, a reforma da Previdência. O governo acredita que a flexibilização de cinco pontos da proposta ajudou a conseguir mais votos dos parlamentares.

De acordo com assessores próximos da cúpula do Palácio do Planalto, o governo espera reverter o quadro em favor do relatório de Arthur Maia.

A lista de inquéritos da Lava Jato no STF, que colocou sob investigação dezenas de parlamentares e oito ministros no âmbito da Operação Lava Jato, não foi suficiente para reduzir o ritmo das reuniões e negociações pela aprovação da reforma.

A lista de políticos envolvidos nas investigações da Lava Jato foi tema de conversas no Palácio do Planalto e deve ser também uma das pautas do jantar de domingo. No entanto, circula na cúpula do governo e também entre os líderes da base aliada na Câmara a impressão de que o episódio pode até acelerar a aprovação da reforma da Previdência

O entendimento é que, com a reforma aprovada e o cenário econômico próspero, será mais fácil para os parlamentares lidarem com os efeitos da denúncias de corrupção.

A entrega do relatório, de acordo com Arthur Maia, deve ocorrer na próxima terça-feira (18), o que torna os próximos dias decisivos para o governo Temer e um teste importante da fidelidade dos parlamentares da base aliada.

Blog do Marcos Almeida:  A Notícia em Movimento

Esse post foi publicado em Congresso. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s